20 de abril de 2011

Comunicado da Direcção do Vila FC

A Direcção do Vila FC pronunciou-se esta quarta-feira, relativamente aos acontecimentos do último domingo na deslocação da equipa ao Complexo Desportivo de Campanhã, para defrontar o Cerco do Porto. Recorde-se que à chegada da equipa foram registadas agressões por parte de adeptos alegadamente afectos ao Cerco do Porto, o que levou alguns jogadores e técnicos, a deslocarem-se ao Instituto de Medicina Legal para confirmarem as agressões, tendo sida apresentada queixa na 3ª Esquadra da PSP do Porto.

Aqui fica o Comunicado de sete pontos, onde é explicada toda a situação:


ASSUNTO:- Jogo “FC Cerco do Porto / Vila FC”

2.ª Divisão Distrital

Vila Nova de Gaia, 19 de Abril de 2011
Na sequência dos gravíssimos incidentes havidos antes do encontro em epígrafe vimos, expôr o seguinte:


1. Quando a comitiva do Vila F.C. chegou, cerca das 15h00, ao Complexo Desportivo de Campanhã, o autocarro foi imediatamente impedido de entrar nas Instalações, por um indivíduo que estacionou um automóvel junto à rampa de acesso à entrada e diversos elementos ligados ao F.C. Cerco do Porto.

2. O autocarro foi estacionado na estrada junto ao passeio, em frente ao parque de estacionamento do campo.

3. Vários elementos da comitiva, ao saírem do autocarro, foram barbaramente agredidos por diversos indivíduos (entre os quais, identificamos um atleta do F.C. Cerco do Porto), que ali se encontravam à espera da chegada da comitiva do Vila F.C. e que, oportunamente, será objecto de queixa crime.

4. Passados alguns momentos e após já terem havido bastantes agressões, chegaram junto do autocarro, 4 ou 5 elementos de Autoridade (PSP), para tentarem impedir mais agressões, e pediram para a comitiva voltar para dentro do autocarro, e para ir embora, visto que não estavam reunidas as mínimas condições de segurança para a recepção/acompanhamento da comitiva do Vila F.C.

5. A comitiva do Vila F.C., cumpriu todas as instruções dadas pela Autoridade (PSP) no local, seguindo desde logo, até à 3.ª esquadra da PSP do Porto, sita na Rua do Heroísmo, a fim de apresentar a respectiva queixa pelos acontecimentos supra mencionados.

6. Apresentada a respectiva queixa, 2 Directores do Vila F.C., acompanhados por 2 elementos de Autoridade (PSP), deslocaram-se ao Complexo Desportivo de Campanhã para entregarem à Equipa de Arbitragem, o respectivo boletim do jogo, juntamente com as licenças dos jogadores mencionados no boletim, bem como comunicar que a comitiva não tinha condições físicas (vários atletas e treinadores com diversos ferimentos), nem condições psicológicas, resultantes das agressões mencionadas nos pontos n.º 3 e 4, para a realização do respectivo jogo.

7. Perante estes factos, os elementos da comitiva alvo das agressões deslocaram-se ao Instituto de Medicina Legal, a fim de serem atestadas as respectivas agressões.


Estes foram, em linhas gerais os factos ocorridos, que lamentamos profundamente e que foram objecto do nosso e-mail de 13 de Abril (junto da AFP), no qual já alertávamos para eventuais incidentes que, infelizmente se vieram a verificar de forma agravada.

Pelo expôsto, esperamos uma análise profunda dos acontecimentos que, a não serem severamente punidos, poderão vir a constituir uma porta aberta para que qualquer equipa consiga vencer os jogos recorrendo à intimidação e violência psíquica e física.

Assim, a terminar manifestamos a nossa convicção, a bem da justiça desportiva de que tais factos não poderão jamais deixar de ser penalizados quer no aspecto desportivo, quer no aspecto disciplinar.

A Comissão Administrativa do Vila F C.

1 comentário:

Anónimo disse...

É uma vergonha. Equipas como o Cerco e o Desportivo de Portugal deviam ser banidas dos distritais. Em casa há sempre violência levada a cabo por gente do Bairro do Cerco. Os árbitros são fortemente condicionados pelo ambiente. É uma pouca vergonha e a AF Porto não mostra o mínimo sinal de preocupação.