16 de abril de 2012

Regresso ao activo

Boa tarde.

Serve o presente texto para dar conta do regresso ao activo do Blog A Bola é Redonda.
Desde o dia 10 de Abril que não era actualizado, tudo porque foi ponderado por mim, se a manutenção da actividade deste espaço continuaria a valer a pena.
É preciso recuar até ao início para explicar um pouco das minhas motivações ou desmotivações, que me levaram a ponderar a paragem da actividade. O A Bola é Redonda foi criado em Janeiro de 2005, com uma ideia completamente diferente daquela que é hoje a imagem de marca deste espaço. Assim, em Setembro de 2008, mudei por completo a sua 'linha editorial' como eu gosto de lhe chamar, pois considero hoje que este espaço é mais que um blog. A partir desta data, o A Bola é Redonda começou a dedicar-se ao futebol distrital, focando-se nos clubes de Gaia. Com uma paragem prolongada pelo meio, em Fevereiro de 2010, arrancou para uma imposição definitiva no seio futebolistico do Concelho, mostrando força e sendo uma alternativa aos jornais regionais, encontrando os leitores neste espaço, a informação mais actualizada e, porque não dizê-lo, em tempo real. Com o passar do tempo e com o aumentar dos leitores, foi sendo sugerido por diversas pessoas através de contactos por e-mail, a abertura ao acompanhamento dos clubes fora de Gaia. Essas pretensões tiveram efeito imediato no início desta temporada, com o alargamento à informação de clubes do Concelho do Porto e de Gondomar, que competem com os clubes gaienses. Depois de um início promissor, algumas coisas aconteceram que me foram deixando descontente e desmoralizado.
Sendo apenas uma pessoa a fazer todo um trabalho jornalistico, é normal que por vezes haja quebras. Alguns acusaram-me de estar a perder qualidades, outros houve que disseram que não era parcial na informação pois dava mais notícias de uns clubes do que outros. Aceitei sempre as críticas e tentei, na medida do possível, alterar algumas coisas, mas ao contrário daquilo que talvez muita gente pense, eu não estou sentado 24h ao computador a escrever sobre futebol, por muito que adore a modalidade e principalmente, os clubes de Gaia. Como toda a gente, tenho um trabalho normal, com um horário que por vezes me impede de poder dar um contributo mais abrangente a esta causa. Assim, algumas críticas que fui recebendo ultimamente foram-me, de certa forma, deitando abaixo, chegando mesmo ao ponto de ponderar o encerramento.
Quando criei o blog, foi por gosto pelo futebol e pela escrita. Quando o transformei num espaço de futebol distrital, foi por amor a uma causa chamada futebol distrital e por admiração pelas pessoas que se dedicam a estes clubes, muitas vezes sem nenhum retorno financeiro e ainda tendo que dispor dinheiro próprio para que as coisas continuem a funcionar normalmente. O mesmo se passa aqui. Não advém dele nenhum lucro financeiro, mas tem custos, como sendo as deslocações aos estádios para as reportagens dos jogos, as deslocações para realização de entrevistas, o tempo, que não chamo perdido, mas que é dedicado a este espaço em detrimento da minha vida pessoal e familiar. Sem querer estar aqui a 'choramingar' seja o que for, quero apenas deixar bem claro que este é um trabalho digno e que merece reconhecimento, mas que na minha óptica, e exceptuando a maior parte dos jogadores, treinadores e responsáveis dos clubes que me conhecem, bem como adeptos e leitores, ainda há muitos outros que não lhe reconhecem a devida importância e alguns há que partem para as críticas infundadas e muitas vezes sem sentido.
Assim, decidi parar estes dias, para voltar a encontrar a paixão que me levou a criar o blog. Ainda bem que decidi dar este tempo, para esfriar a cabeça e por as ideias no lugar, ao invés de concretizar aquilo que pensei no passado dia 10, que era acabar por completo com a actividade deste espaço.
Cheguei à conclusão que seria um acto egoísta e que beneficiaria os poucos que têm apenas o condão de criticar, prejudicando os muitos que apoiam e que gostam e que precisam deste espaço, para estar ao corrente das notícias que envolvem o seu clube. Ainda há muitos clubes do Concelho do Porto e de Gondomar que não são noticiados aqui, pois e apesar dos pedidos feitos por mail, nunca me foi fornecido nenhum tipo de resposta, muito menos contacto de treinadores ou responsáveis. Por isso, peço a quem dispuser desta informação, que me envie para o mail, para que na próxima época, as coisas possam ser mais equitativas.

Assim, a partir de hoje, as coisas voltarão à normalidade.

Johnny Lino.

4 comentários:

Anónimo disse...

força jonnhy sou leitor assiduo é uma pena que acabes agora com o que te custou tanto a criar.Tens que ter poder de encaixe para as criticas senão nem aqui nem em lado nenhum fazes uma coisa em condições.
Abraço e força gosto muito do teu trabalho

Anónimo disse...

O seu trabalho é válido, no entanto devia ser 100% de vila nova de gaia, um concelho muito grande com 24 freguesias, não lhe falta futebol e reportagens, saír de gaia fez-lhe perder um pouco de interesse, no meu ponto de vista, com gaiense á 45 anos.

Anónimo disse...

Caro amigo,

Continua com o bom trabalho, valoriza as críticas construtivas e ignora as críticas sem conteúdo e irrelevantes.

O teu trabalho é reconhecido e valorizado por todos aqueles que estão inseridos nos "meandros" do futebol, nomeadamente nos clubes Gaienses.

É por aqui que vamos sabendo grande parte das notícias dos "nossos" clubes.

Grande abraço,

Tiago Valente

Anónimo disse...

BOA TARDE , SOU DE PAREDES E UM ASSIDUO LEITOR DESTE BLOG , NA QUAL ADMIRO MUITO...ESPERO QUE CONTINUE...FORCAAAAAAAAAAAAAAAAAAA