29 de maio de 2012

Lourenço põe um ponto final na carreira

Lourenço, aqui ao serviço do Sp. Covilha em 03/04, então a disputar a Liga de Honra

Lourenço, avançado que entre outros clubes, representou o Dragões Sandinenses, Vilanovense, Candal, Coimbrões e estava desde o início desta temporada no Canidelo, decidiu colocar um ponto final na longa carreira de futebolista. Perto de celebrar 36 anos, no próximo domingo 7 de Junho, o atleta explicou ao 'A Bola é Redonda' o porquê da sua decisão de 'pendurar as botas': "Quando vim para o Canidelo, o plano era terminar onde tudo começou e agora, quase com 36 anos e 26 de carreira, acho que estava na altura. Sinto que teria condições físicas para continuar, mas tudo tem o seu tempo e eu prefiro que as pessoas digam que gostavam de me ver mais uma época, do que já não faço a diferença em campo", afirmou o avançado, que deu os primeiros passos para o futebol, precisamente no Canidelo.
Numa carreira com passagens por clubes com história no futebol português, casos do Sp. Covilhã e do Nacional, onde foi treinado por José Peseiro e conseguindo uma subida à Liga, que não chegou a disputar, Lourenço destaca a presença nos quartos-de-final da Taça de Portugal em Alvalade, na temporada 1999/00, ao serviço dos Dragões Sandinenses, mas também as subidas com o Coimbrões e com o Candal: "As recordações do futebol são muitas, como podes imaginar, mas saliento do período de formação a ingenuidade e a forma desinteressada com que jogávamos, só pela paixão ao jogo. Depois, como profissional, tudo foi diferente mas igualmente marcante, pois vivi o sonho de milhares de jovens. Recordo os golos, as subidas de divisão, os quartos-de-final em Alvalade, o playoff com o Trofense, a subida á 1ª Liga com o Nacional, até aquela ansiedade de fim de época, quando não sabia onde ia jogar na seguinte. Recordo os estágios, as amizades, as entrevistas, a subida pelo Candal, a subida pelo Coimbrões", contou Lourenço.
Contudo, Lourenço vai continuar ligado ao futebol, até porque é dono de uma escola de futebol, a Newteam, mas também porque está envolvido com Napoleão, outro jogador que terminou a carreira no final desta época, num novo projecto: "Tenho uma escola de futebol, a Newteam, onde posso transmitir parte do que aprendi a crianças dos 3 aos 15 anos, pois conto já com cerca de 50 atletas, o que me realiza pessoalmente pois era um sonho de há muito. Paralelamente consegui , juntamente com o Napoleão, realizar outro projecto que é um indoor soccer em Canidelo, o Indoor4Caminhos, onde organizamos jogos, torneios, festas de aniversário, convívios, etc. Como podes constatar a paixão e a minha ligação ao futebol vai continuar, mas de maneira um pouco diferente", concluiu o jogador.
Na próxima quinta-feira, dia 7 de Junho, está marcada uma festa de despedida do jogador, com a realização de um jogo de futebol, às 11h, no Estádio do Canidelo.

Sem comentários: