12 de setembro de 2010

Dérbi agradável termina com empate a dois


Local: Estádio do Gulpilhares
Hora: 17h
Espectadores: Cerca de 150 espectadores

Gulpilhares (3x5x2): Bruno; Jordy, Saloma e Lobo; Fábio, Paulo Eduardo, Filipe, Óscar e Serginho; Gonçalo e Serginho II (Pedrito 58').
Suplentes não utilizados: Tiago, António, Alvarenga, Pedro Ferreira, Zeca e Ranin
Treinador: Alfredo Mendes

Serzedo (4x3x3): Clemente; Tó, Ricardo, Leal e André, Moreira, Joãozinho e Vitinha (Soares 71'), Ricardinho, Fábio e Rooney (Mendes 85')
Suplentes não utilizados: Toni, Pidoa, Hélder, Né e Javi.
Treinador: Pedro Domingues

Equipa de arbitragem: Rui Ferreira, auxilidado por Diogo Leal e Bruno Costa.

Disciplina: Cartão amarelo a Tó (28') e Fábio (33') do Serzedo e a Paulo Eduardo (31'), Filipe (40'), Serginho II (65'), Lobo (66') e Serginho (82') do Gulpilhares. Pedro Domingues, treinador do Serzedo, foi expulso do banco aos 62'.

Resultado ao intervalo: 2-2
Resultado final: 2-2

Marcadores: Paulo Eduardo (5') e Leal (na própria baliza aos 22') para o Gulpilhares e Ricardinho (7') e Ricardo (35') para o Serzedo.

Crónica
Gulpilhares esteve sempre na frente do marcador

Serzedo bateu-se bem e poderia ter levado mais que um empate

Inicio de jogo de emoções fortes o de hoje a tarde no Estádio do Gulpilhares, no dérbi que opôs o Gulpilhares ao Serzedo, em jogo a contar para a segunda jornada do campeonato da 1ª Divisão Distrital.
A equipa da casa entrou practicamente a vencer com o golo de Paulo Eduardo, ainda haviam cinco minutos de jogo, num bom remate de fora da área. A jogar em 3x5x2, a equipa de Alfredo Mendes permitiu a aparição nas costas dos extremos do Serzedo, Ricardinho e Fábio, ambos com muita velocidade e foi assim que surgiu o golo do empate, por Ricardinho, que após ser desmarcado nas costas de Jordy, correu cerca de 40 metros até atirar para golo, já dentro da grande área. Este golo veio dar algum animo aos forasteiros que por pouco não viravam o marcador pouco depois, não fosse providencial a intervenção de Bruno, guarda-redes do Gulpilhares que evitou com os pés o remate de Fábio que surgiu mais uma vez isolado. Com mais gente no meio campo, o Gulpilhares foi tentando encostar o Serzedo atrás e numa desconcentração entre Leal e Clemente, o Gulpilhares voltaria a ganhar vantagem, aos 22 minutos, pois o central na tentativa de atrasar de cabeça a bola para o seu guarda-redes, acabou por fazê-la passar por cima deste. Depois destes primeiros 20 minutos de grande intensidade, o jogo desceu um pouco de ritmo, sucedendo-se algumas entradas faltosas com o árbitro a exibir no espaço de cinco minutos, o cartão amarelo por três vezes. O Serzedo tentou pegar no jogo com um futebol mais rendilhado, destacando-se Joãozinho e Vitinha pois mostraram bons pormenores técnicos. Aos 35' de jogo o Serzedo acabou por voltar a marcar, na sequência de um canto, com Ricardo a surgir sozinho na cara de Bruno, praticamente em cima do guarda-redes que poderia ter feito mais neste lance, a desviar para golo. A equipa de Pedro Domingues voltou a ganhar algum fôlego, aproveitando alguma desconcentração dos gulpilharenses e por pouco Ricardinho não bisava, minutos depois, surgindo novamente na cara de Bruno após tabelar com Rooney. Novamente o guardião foi providencial, pois a defesa com os pés voltou a evitar  novo golo do Serzedo. O intervalo chegou pouco depois, sem alteração no marcador.
A segunda parte começa com o Gulpilhares a tentar chegar ao golo, o que por pouco não acontece, depois de Clemente não ter segurado um remate de um jogador da casa, com Serginho II quase a conseguir encostar. A partir daqui o Serzedo tomou conta dos acontecimentos, e Fábio aos 55 minutos atirou à barra de Bruno. Logo de seguida os responsáveis do clube serzedense reclamaram grande penalidade por falta sobre o mesmo Fábio, mas o árbitro não assinalou, bem na nossa opinião. Aos 60 minutos, decisão polémica do auxiliar de Rui Ferreira, que anulou um golo a Rooney, depois de uma bola ganha no meio campo por Vitinha, que assistiu Ricardinho na esquerda e já na linha final o extremo centrou para Rooney encostar para golo. A decisão não foi a melhor, pois o avançado estava em linha com a defesa do Gulpilhares. Dois minutos depois, Pedro Domingues foi expulso do banco do Serzedo, depois do auxiliar ter chamado Rui Ferreira e o ter alertado para algum comportamento menos normal do treinador, que no entanto não foi visível.
Na última meia hora o jogo partiu-se, com as duas equipas à procura do golo da vitória que poderia ter surgido dos pés de Pedro, que substituiu Serginho II aos 58', mas o avançado do Gulpilhares permitiu a defesa a Clemente. Por seu turno o Serzedo também criou algumas oportunidades e Joãozinho poderia ter feito o golo aos 68', depois de deixar três jogadores da casa para trás, mas o remate saiu a rasar o poste de Bruno. Nos último minutos do jogo, o Gulpilhares tentou um último forcing, encostando o Serzedo à sua área e por pouco Filipe não faz o golo após um mau corte de Ricardo dentro da área, valendo Clemente a afastar para canto. Já nos descontos, o Gulpilhares dispôs de duas ocasiões para marcar, com Serginho a antecipar-se ao guardião do Serzedo na marcação de um livre, mas o cabeceamento saiu ao lado e já no último lance do encontro o guardião respondeu com uma defesa pouco normal ao remate do mesmo Serginho, evitando o golo ao defender a bola com o joelho. O jogo chegou ao fim segundos depois com uma igualdade a duas bolas, mas com queixas da arbitragem por parte dos responsáveis serzedense, nomeadamente no golo mal anulado a Rooney.

Declarações


Alfredo Mendes (Treinador do Gulpilhares): "O resultado sabe a pouco. Quero dar os parabéns ao adversário que tem uma equipa valorosa, por isso é que assumiram que querem subir de divisão enquanto a nossa está em formação. Penso que ganhamos um ponto e temos que pensar que no futuro a equipa vai melhorar e vai para os patamares que desejamos. Faltou alguma serenidade nos últimos quinze minutos de jogo. Estamos no segundo jogo e os atletas ainda não têm ritmo para os 90' mas deram boas indicações de que no futuro irão revelar mais eficácia"



Pedro Domingues (Treinador do Serzedo): "Foi um jogo completamente atípico. Começa com muitos erros de ambas as partes. Depois de sofrermos o golo equilibramos, chegamos à igualdade e poderíamos ter dado a volta. Acabamos por sofrer o segundo golo, um golo que é impensável sofrer nestes patamares. Ainda assim reagimos e chegamos à igualdade. Na segunda parte toda a gente viu o que se passou. Anularam-nos um golo que ainda estou para perceber porque, mas acaba por ser positivo, pois não sei se ganhamos um ponto ou se perdemos dois. Já na última época aconteceram aqui coisas esquisitas, só pode ser coincidência. Não era este o resultado que queríamos, mas jogamos contra muita gente. Quanto à expulsão, quero pensar que será coincidência. É a segunda vez em dois anos consecutivos. Tive uma manifestação com um jogador meu e fui expulso. Quero acreditar que é coincidência, mas aqui é muito complicado. Vou atirar isso para a coincidência".

Melhor em Campo


Clemente (Guarda-redes do Serzedo): "Já sabíamos que ia ser difícil, por ser um dérbi. Queríamos levar daqui outro resultado, mas não conseguimos, penso que merecíamos outro resultado. Quanto ao auto-golo, ainda estamos a começar o campeonato e é normal haver esta falha de comunicação, não deveria acontecer, mas já não podemos fazer mais nada".

3 comentários:

Rei Ramiro disse...

Excelente reportagem a este derby gaiense!...Quero tb enviar daqui um
forte abraço ao Mister Pedro e que este tenha sorte e felicidades no futuro !!!

Anónimo disse...

jogou tanto o serzedo e o melhor em campo foi o guarda-redes?

Anónimo disse...

eu estive em Gulpilhares e queria dar os parabeis Excelente reportagem vossa mas para mim que ja ando aqui ao anos foi um bom jogo mas a aquipa da arbitragem não esteve ja agora gostava de imformar de que o Serzsdo acaba de contratar para mim um dos melhores central do destrital e não so por isso os parabeis ao seu treinador pela vela visão e a direcção.