26 de setembro de 2010

Útimos quinze minutos de bom nível valem vitória folgada


Local: Complexo Desportivo de Grijó
Hora: 15h
Espectadores: 300 espectadores

Grijó: Hélder, Miguel (Marco, intervalo), Ricardo Viana, Bruno Volta e Maté, Chaves, Bruno Carvalho (César 63'), Kruss e Veiga (Postiga 71'), Bruno Faria e Penantes.
Suplentes não utilizados: César, Vítor Hugo, Vitinha e Ivo.
Treinador: Óscar Nogueira

Avintes: Moita, André, Nelson Costa, Renato e Fraga, Rafael, Serginho e Adriano, Paulo Figueiredo, Hugo Figueiredo e Filipe
Suplentes não utilizados: Duarte, Bruninho, Da Silva, Telmo e António
Treinador: José Manuel Almeida

Árbitro: Hélder Lamas

Disciplina: Cartão amarelo a Adriano (45+1'); Paulo Figueiredo (76'); Hugo Figueiredo (78' e 86'); Nelson Costa (79') e André (90') do Avintes e Bruno Carvalho (48') e Penantes do Grijó. Cartão vermelho a Hugo Figueiredo (86') por acumulação de amarelos.

Resultado ao intervalo: 0-0
Resultado final: 3-0

Marcadores: André (77' na própria baliza); Penantes (85') e César (90')

Crónica

Grijó foi mais forte na ponta final do jogo

Avintes, apesar da derrota, dificultou a vida ao Grijó

Não foi um jogo bonito nem teve muito futebol bem jogado, aquele que esta tarde se disputou no sintético do Complexo Desportivo de Grijó, entre os grijoenses e o Avintes, para a terceira jornada da Divisão de Honra da AF Porto. Apesar da vitória concludente dos comandados de Óscar Nogueira por três bolas a zero, o jogo não foi empolgante muito embora os golos tenham surgido no quarto de hora final.
Durante a primeira parte a bola andou quase sempre longe das balizas de Hélder e Moita, excepção ao primeiro quarto de hora da partida, onde as duas equipas dispuseram de algumas boas ocasiões para marcar, primeiro por Hugo Figueiredo, aos três minutos, que roubou a bola a Miguel, proporcionando a Hélder uma boa defesa. Na resposta, por pouco o Grijó não chega ao golo, após uma falta batida por Bruno Volta, com Bruno Faria já no interior da área, a desviar de cabeça, mas ligeiramente ao lado. Aos 15 minutos, seria a vez de Kruss atirar a rasar o poste, após boa iniciativa de Miguel, com Moita a defender para a frente. A partir daqui a bola apareceu muito esporadicamente perto de alguma das balizas. O Avintes rematou com algum à vontade aos 35' por intermédio de Filipe, mas a bola saiu à figura de Hélder. O intervalo chegou com algum nervosismo na bancada grijoense, com os adeptos a suspirarem por um golo.
Ao intervalo, Óscar Nogueira deixou Miguel nos balneários e fez entrar para o seu lugar Marco, e o flanco esquerdo ganhou mais alguma acutilância em termos ofensivos que até ai não tinha existido. O Grijó tomou conta do jogo e fez recuar a equipa adversária para o seu meio campo e as situações de golo foram surgindo, sem no entanto serem aproveitadas, como aos 56' com Bruno Faria perder muito tempo para rematar à baliza, permitindo o corte da defensiva avintense.
O Avintes aproveitou algum nervosismo que se começou a instalar nos jogadores do Grijó e teve duas ocasiões para abrir o marcador, mas, primeiro Serginho e depois Adriano, não conseguiram marcar, valendo Volta no primeiro lance e depois a má pontaria do médio do Avintes. Entretanto, Óscar Nogueira fez entrar César para o lugar de Bruno Carvalho e o Grijó aí assumiu por completo o jogo, com o Avintes a conseguir organizar-se bem defensivamente, colocando os seus jogadores atrás da linha da bola. Penantes poderia ter marcado aos 74' mas mais uma vez hesitou na hora do remate e permitiu a intervenção de um defesa.
Aos 77' minutos a primeira explosão de alegria para os adeptos do Grijó, com um golo às três tabelas: Penantes voltou a surgir isolado na cara de Moita, mas permitiu a defesa do guardião avintense, com a bola a sobrar para Kruss que não rematou nas melhores condições. Moita tentou afastar a bola que se encaminhava para a baliza, mas atirou-a contra André, que vinha no sentido contrário acabando por introduzi-la na própria baliza. Este golo irritou os Avintenses que não conseguiram serenar. Hugo viu o amarelo por protestos no lance do golo e no minuto seguinte foi a vez de Nelson Costa por entrada dura sobre um jogador do Grijó.
Aos 85' o Grijó sentenciou a partida, com o golo de Penantes, depois de um bom trabalho de César a solicitar o companheiro no centro da grande área, com este a fintar Moita e a atirar para a baliza deserta. No minuto seguinte, Hugo Figueiredo foi expulso por acumulação de amarelos, depois de simular uma grande penalidade, com o árbitro, bem, a mostrar-lhe o cartão amarelo e posteriormente o vermelho.
O golo da tarde surgiu já nos segundos finais da partida, por intermédio de César, que recebeu a bola ainda no seu meio campo e à entrada do meio campo avintense viu bem o adiantamento de Moita e fez-lhe um chapéu perfeito, para nova explosão de alegria nas bancadas.
A partida terminou pouco depois com uma vitória justa do Grijó, apesar de não ter feito um grande jogo. Arbitragem em bom plano de Hélder Lamas.

Declarações

Óscar Nogueira (Treinador do Grijó): "Tivemos alguma intranquilidade, apanhamos uma equipa bem organizada defensivamente, que veio jogar no nosso erro e que jogou também um bocadinho no anti-jogo. Assumimos o jogo em casa e isso transmitiu alguma intranquilidade aos meus jogadores. Sabíamos que era uma partida de paciência e ao intervalo disse-lhes que tinham que fazer o que gostam que é jogar de pé para pé. Quando mexemos na equipa, mexemos bem e as alterações deram alguma agressividade ofensiva, onde o Avintes teve dificuldades em fazer as mesmas marcações. Foi mais demérito nosso que mérito do Avintes".



José Manuel Almeida (Treinador do Avintes): "Acho que o primeiro golo acabou com o jogo. A partir daí não nos conseguimos segurar e depois surgiu o segundo. Penso que o primeiro golo é fora de jogo e esse golo marcou a partida. Mas não tiro o mérito ao Grijó. Não marcamos as oportunidades que tivemos e isso penalizou-nos. Estou orgulhoso dos meus jogadores, que fizeram um bom jogo. A atitude do juiz de linha é um pouco lamentável, pois fui ter com ele educadamente para lhe dizer que primeiro golo estava fora de jogo e ele respondeu-me "pronto eu vou por dois a zero". Fiquei surpreendido com uma resposta destas. Penso que foi um pouco rigoroso ao expulsar o Hugo. Não é penalti, mas nada impede um jogador de cair. Não vou lamentar-me com a arbitragem, vamos é pensar no próximo jogo".

Melhor em campo

Chapéu a Moita valeu-lhe a nomeação para 'Melhor em Campo'

César (Grijó): "A minha intenção foi mesmo marcar golo. O Avintes estava a jogar no fora de jogo, lembrei-me que o guarda-redes também tinha que estar adiantado para evitar lançamentos de bola comprida e arrisquei meter a bola na baliza. Só houve uma equipa a querer ganhar. Tivemos diversas oportunidades para marcar e não conseguimos. Se tivéssemos marcado, tudo teria ficado mais fácil. Queremos ganhar todos os jogos e se não conseguirmos marcar é normal que apareça alguma intranquilidade. Depois do primeiro golo, demonstramos o valor desta equipa e o quanto ela sabe jogar futebol".

3 comentários:

Anónimo disse...

O comentário ao jogo retrata exactamente o que se passou! Quanto ao 1º Golo estar em fora de jogo, honestamente não sei que jogador poderia estar como justifica o treinador do Avintes! A expulsão por acumulação do Avintes, claro que um jogador pode caír e não ser penaltie mas quando cai deliberadamente sem ser tocado como este caso, obviamente e bem tem de ser admoestado!
Boa vitória do Grijó pelos excelentes momentos finais. Excelente o ultimo golo!

Anónimo disse...

Pelo que a equipa do Avintes fez na partida, não merecia esta derrota, por números tão exagerados.

Anónimo disse...

estou pagar tudo que fizeram no inicio da pre epecoa eu sempre disse que presidente que anda enganar socios do grijo de subida quando as pessoas nao tem respeito pelos amigos por isso manda o treinador embora quanto a tempo