19 de setembro de 2011

Má arbitragem dá vitória ao Avintes por números exagerados


Local: Complexo Desportivo de Lavra
Hora: 17h
Árbitro: Raul Válega, auxiliado por Osvaldo Ferreira e Rui Pinto (AF Porto)

Vila FC: Filipe, China, Bruno, Joel Sousa e Bruno Fonseca (Gil 80’), Marcos, Joel Rebelo e Rodrigo, Rúben, João Peixe (Ivan 40’) e Gomes (Estrela, int).
Treinador: João Festas

Avintes: Ricardo, Telmo Pedrosa, Nelson, Renato e Medinhas, João Baldaia, Sérgio, Rafael (Filipinho 76’), Hugo e Bruninho (Daniel 86’), Ricardo Macedo (Serginho 66’).
Treinador: Sebastião

Resultado ao intervalo: 0-1
Resultado final: 0-3

Marcadores: Ricardo Macedo (33’), Filipinho (76’) e Serginho (85’)

Disciplina: Cartão amarelo a Rafael (23’), Telmo Pedrosa (24’), Ricardo (54’), Medinhas (63’) e Bruninho (77’) do Avintes e a China (31’), Marcos (33’ e 35’) e Bruno Fonseca (42’) do Vila FC. Cartão vermelho a Marcos (35’) do Vila FC

Vila FC foi muito perjudicado pela arbitragem de Raul Válega

Avintes fez um jogo normal e acabou por vencer por três bolas a zero

Crónica

O jogo entre o Vila FC e o Avintes teve que ser disputado em Lavra, Matosinhos, devido a castigo aplicado ao Parque Soares dos Reis de dois jogos. As duas equipas entraram sem qualquer tipo de ascendente, o que fez com que os primeiros minutos fossem algo trapalhões, tipicamente do início do campeonato. A primeira jogada de perigo surgiu aos dez minutos de jogo, para o Vila FC, com um remate de Joel Rebelo do meio da rua que levou a bola a embater no poste da baliza de Ricardo. Parecia estar dado o mote para uma tarde agradável de futebol, mas a toada do jogo não se modificou e manteve-se um jogo muito mastigado a meio campo e com ausência de situações claras de golo.
Aos 33’ surgiu no entanto o primeiro golo da partida, para o Avintes, numa perda de bola a meio campo. Rafael surgiu sozinho no flanco esquerdo e aproveitando o vento a favor, João Baldaia desmarcou o colega, que conseguiu ainda captar a bola dentro das quatro linhas e centrar para o lado contrário, onde um jogador do Avintes assistiu Ricardo Macedo ao primeiro poste, com este a ter apenas que encostar com a baliza a mercê. No seguimento do lance, Marcos viu o cartão amarelo por protestos, já que o jogador pedia uma falta, que o árbitro não concedeu. No minuto seguinte o mesmo Marcos acaba expulso por acumulação, depois de uma falta normal, que o árbitro entendeu, mal, merecedora de cartolina amarela.
Com o Vila FC a jogar com dez, era susceptível que o jogo se abrisse, mas não foi isso que aconteceu, pois até ao intervalo a bola andou sempre longe das balizas.
No início da segunda parte, Gomes ficou no balneário, entrado estrela para o seu lugar, já depois de João Festas ser obrigado a retirar João Peixe de campo ainda na primeira parte por lesão, deixando assim o Vila FC sem referências no ataque. Estrela poderia ter empatado o jogo pouco depois, mas o árbitro assistente marcou fora-de-jogo, lance que parece ser mal analisado. Com o Vila FC a tentar aproveitar o vento, agora a favor, começou o árbitro a empurrar a equipa para trás, com sucessivas faltas mal assinaladas. Contudo, o Avintes poderia ter chegado ao segundo golo em duas ocasiões onde o guarda-redes Filipe brilhou, primeiro aos 57’, depois de um erro da defesa que permitiu a Bruninho surgir isolado, mas a pronta saida de Filipe da baliza inviabilizou o golo. Quatro minutos depois novamente Filipe a evitar o segundo do Avintes e de Ricardo Macedo, respondendo com uma excelente defesa e um bom remate de cabeça do jogador avintense.
Aos 77’ surge o segundo golo do Avintes, num erro clamoroso do árbitro assistente, que não viu que Hugo estava adiantado, mesmo à sua frente, com o jogador a conseguir levar a bola até à grande área, aguentar a carga de um defesa do Vila FC e ainda assistir Filipinho, que acabado de entrar em jogo, aumentou a vantagem. Este golo deitou por terra as aspirações dos vilanovenses, que começaram a jogar mais com o coração do que com a cabeça, utilizando um futebol mais directo, tentando aproveitar o vento a favor, mas sem o conseguir. Aos 80’ o Avintes fez o terceiro golo do jogo, novamente com uma falha grave da equipa de arbitragem. Filipinho surge isolado perante Filipe e à saida deste faz-lhe o chapéu, com Serginho, que tinha entrado no decorrer da segunda parte, a confirmar o golo em cima da linha de baliza, mas em posição irregular, pois na altura do passe para Filipinho, já o jogador se encontrava adiantado.
Em suma, uma tarde de futebol que não foi bem jogado, com pouquíssimas oportunidades de golo e com uma vitória do Avintes que é demasiado dilatada para aquilo produziu. Quanto ao trabalho do árbitro, Raul Válega e a sua equipa deixaram uma péssima imagem em Lavra, com decisões erradas na amostragem de alguns cartões e com clara influência no resultado final.


Declarações

João Festas: “O jogo tem duas partes. Na primeira, com o vento contra, foi difícil sair a jogar. Sofremos um golo numa fase de equilíbrio e onde a equipa tem alguma responsabilidade. Ficamos logo com menos um jogador e isso complicou. Na segunda parte entramos bem, equilibramos o jogo e penso que até ao lance do segundo golo não tenho registo de um lance de perigo do Avintes. Houve alguma dualidade de critérios que enervou a equipa. Tenho algumas dúvidas no lance do segundo golo, se é precedido de fora de jogo ou não. Perder por duas bolas a vinte minutos do fim, fomos ainda atrás do resultado mas não conseguimos. É uma derrota pesada para o que o Vila produziu”.

Sebastião: O Avintes não prestou declarações à comunicação social.

13 comentários:

Anónimo disse...

Parabéns aos jogadores do Vila pela total entrega ao jogo mesmo a jogar contra 14.


Carvalho e companhia : uma equipa á vossa imagem.

Anónimo disse...

Lool tenhem sempre desculpas. e que dar merito a quem merece

Carlos disse...

O Avintes mereceu a vitoria, mas roubados assim? Tenham vergonha!

Anónimo disse...

parabens avintes os caes ladram e a caravana passa que ricas tres broas para os camararios

Anónimo disse...

Lamentável a falta de isenção do blogger que eu tinha com isento nas opiniões que dava até ao momento, como é que pode ter tanta certeza nas duas situações de fora de jogo que comenta quando as mesmas se passam em duas áreas diferentes? a situação do vila não posso comentar ao contrario de si pois estou no lado oposto e não consigo ver se é fora de jogo ou não, a situação do Avintes não é fora de jogo pois está um jogador no meio a colocar em jogo, quanto a expulsão e falta é normal mais quando o jogador chama filho da p… ao arbitro pode ter consequências como teve, antes de comentar como jornalista ou tentativa de o ser por favor tente ser isento !!!!!!!!!!!

Carlos disse...

O jogo foi filmado, pelo que é possivel visualizar que os dois ultimos golos sao irregulares, bem como é possivel ver que o avançado do vila nao está em fora de jogo.

Como referi, o avintes nao tem culpa, foi melhor, ganhou bem.

Quanto a chamar-nos camararios... nao foi a nos que o dr menezes comprou o estadio...

Meteu-nos lá um sintetico que nao pode ser licenciado porque os fdp's da gaianima nem medir sabem!

Digam que somos nos os camararios...

Mas vindo de pessoas que têm um presidente de um clube que PROIBE os atletas e treinadores de falar com a imprensa... caro LINNO... deixe de falar do Avintes, quer aqui, quer no seu espaço desportivo no Audiencia... façam como o Gaiense, noticias sobre o FC AVintes? JAMAIS!

Anónimo disse...

falta de isenção ??? Não havia outra forma de abordar o encontro que não fosse falar do roubo que ali se passou.

Anónimo disse...

Ao ler a cronica do jornalista JONNH LINO AO jogo VILA- AVINTES das 3 uma.1-DEVE DETESTAR O JUIZ RAUL.2-É ANTI-AVINTES.3-SOCIO FERRENHO DO VILA FC.

Anónimo disse...

o meu amigo esqueceu-se do ponto nº 4 que é inteligente e percebe de futebol, porque só não viu o que ali se passou quem é cego ou burro,se calhar ambos

Anónimo disse...

O que eu vi foi o que todos viram, um Avintes que neste jogo (repito neste jogo)superior ao Vila. Mas como diz o S.Anónimo só não vê o que ali se passou quem é cego ou burro. Não tentem tapar o sol com a peneira.Boa sorte para o resto do campeonato.

Anónimo disse...

Só disparates, destes avintenses! têm o rei na barriga,, por terem ganho! as contas fazem-se no fim! cantem, cantem...!

Anónimo disse...

Meu caro adepto do Vila nós avintenses não temos o rei na barriga, lutamos sim é pela verdade.O jornalista deste blog é que certamente conectado convosco está a tentar com que a nossa vitoria que foi séria e justa,passe para uma vitoria banal e isso nós não adimitimos de forma alguma.Quanto á nossa ambição passa só por somar alguns pontos para evitar a descida. Portanto a nossa guerra certamente não vai ser convosco, visto que voçes sonham mais alto.

Anónimo disse...

medinhas? ou HEDINHAS !!