3 de fevereiro de 2012

Entrevista com: Tiago Gil (Marítimo)

A rúbrica 'Entrevista com' está de volta e desta vez o convidado é Tiago Gil, atleta que na época anterior esteve ao serviço do Candal, mas que agora está no Marítimo, apesar de fazer parte dos quadros da equipa B. Nesta entrevista, o jogador aborda a sua ida para a Madeira, revelando que houve outras possibilidades. Fala também da época passada, onde o Candal acabou por descer à Divisão de Honra da AF Porto e aborda também o seu futuro, admitindo deixar o clube madeirense, caso não começe a jogar com mais regularidade. Mais uma entrevista a não perder, num exclusivo 'A Bola é Redonda'.





A Bola é Redonda (ABR) - Olá Tiago Gil. No final da época passada deixaste o Candal para ingressar no Marítimo, embora na equipa B. Como surgiu essa possibilidade?

Tiago Gil (TG) - Tudo surgiu já no período de férias, quando fui contactado pelo meu empresário dizendo que havia interesse da parte do Marítimo em que integrasse a equipa B. Já tinha acontecido na época anterior, mas tinha ficado sem efeito pois não houve acordo entre o Candal e o Marítimo logo na fase inicial das conversas. Inicialmente também não foi fácil para os dois clubes chegarem a acordo, aliás, isto tudo durou aproximadamente um mês até que com alguma compreensão da parte do Candal, devido à oportunidade que seria para mim, lá conseguiram com que tanto eu como o clube saíssemos beneficiados desta decisão.


ABR - Foi apenas o Marítimo que apareceu ou tiveste mais convites de outros clubes?

TG - Tive. Antes da minha vinda para a Madeira, tive ainda uma possibilidade, que ficaria entretanto sem efeito, do Gondomar. E andava a analisar ao mesmo tempo uma ou outra possibilidade para o caso de as negociações não prosseguissem.


ABR - Ainda não fizeste um jogo pela equipa esta época? É difícil estar nessa situação?

TG - É verdade. É sempre difícil estar numa situação destas. Ninguém deseja estar sem jogar, mas eu sabia que iria para outro patamar e não iria ser fácil conquistar rapidamente o meu lugar. Penso também que o elevado número de opções para a minha posição, diminui um bocado a possibilidade de haver uma oportunidade.


ABR - Como foi a tua adaptação a uma realidade diferente, uma divisão superior e a um clube que, apesar de estares na equipa B, é profissional?

TG - Pensei que iria ser mais complicado. Adaptei-me bem, também devido a ser uma equipa jovem, todos a jogar longe de casa, onde acabamos por nos ajudar uns aos outros. Comparativamente ao Candal, como é óbvio são inumeras as diferenças entres os dois clubes, partindo desde logo da organização do clube e da estrutura que tem por detrás de tudo.


ABR - Voltando ao passado, nomeadamente à época anterior, o que falhou para que o Candal descesse de divisão?

TG - Na minha opinião, eu acho essa é uma questão que ainda hoje muita gente não consegue responder. Terminamos a primeira volta em primeiro lugar a fazer um excelente campeonato, e a partir de Janeiro algo mudou e a perda de pontos começou a ser maior inexplicavelmente. Mas a arranjar uma justificação, talvez diria alguma falta de maturidade nalguns momentos, e a perda de pontos em casa que não costumavam ser normais.


ABR - Tens acompanhado o percurso da equipa este ano? Como vês o desempenho do Candal na Divisão de Honra da AF Porto?

TG - Sim, tenho acompanhado, e até ao momento vejo um desempenho positivo. Houve duas equipas que apostaram bastante este ano e é normal que para o Candal não seja tão fácil acompanhar, mas no entanto, penso que está a fazer um campeonato dentro do esperado.


ABR - Sendo jogador, que comentário te merece o facto de o Candal ter tido, desde a época passada, seis treinadores até ao momento?

TG - Isso são coisas do futebol. No ano passado, quando não atingimos o objectivo de ficar na zona de subida, ocorreu a primeira troca. Depois houve uma mudança de direcção que consequentemente fez com que ocorresse nova troca de treinador. E em relação a esta época, não estou muito a par do motivo das trocas, por isso, não me posso adiantar mais em relação a esse assunto.


Tiago Gil ao serviço da Selecção Nacional de Sub-18

ABR - Já representaste Portugal por duas ocasiões no escalão de Sub-18. Agora que tens 20 anos, ainda esperas conseguir voltar a representar a Selecção Nacional?

TG - Todos os jogadores de futebol ambicionam representar o seu país ao mais alto nível. Não sou nenhuma excepção e, como tal, é normal fazer tudo para que um dia possa lá voltar. No entanto, não escondo que a ida no escalão de sub-18 à Selecção Nacional, foi sem dúvida um dos momentos que me irão marcar para sempre.


ABR - Voltando ao Marítimo, esta época não está a correr bem à equipa, que está num lugar incómodo na tabela. Que tem falhado?

TG - Não é fácil de explicar. Mas analisando os jogo efectuados, em vários momentos faltou-nos uma pontinha de sorte, e talvez um problema que acaba por ser normal, é a falta de experiência da equipa, devido a ser muito jovem.


ABR - Os métodos de trabalho são, com certeza, muito diferentes do Candal. Quais as principais diferenças entre os dois clubes?

TG - Sim, nota-se uma diferença considerável nos métodos de trabalho. Uma carga de trabalho maior, mais exigência, melhores condições de treino, entre outros pormenores, que faz evidentemente com que os métodos sejam diferentes.


ABR - Na próxima época, em 2012/2013, as equipas B serão integradas na Liga Orangina, que como todos sabem é um campeonato profissional. Que pensas desta situação?

TG - Penso que foi uma excelente ideia para todos os clubes. Tanto beneficia os clubes que já estão na Liga Orangina, porque mesmo sendo equipas B, nunca deixam de ser o Marítimo, Porto, Benfica, Sporting, e que ajudarão ainda e muito nas transmissões televisivas, como também é bom para esses clubes, pois terão a possibilidade de ter jogadores oriundos da formação e jogadores jovens, como é o caso já da equipa B do Marítimo, a ganhar ritmo num escalão bem diferente da 2ª divisão. Num escalão mais competitivo e profissional.


ABR - As equipas terão que ter um número mínimo de 10 atletas por ficha de jogo que tenham sido formados localmente, ou seja, inscritos na FPF nas três épocas anteriores e com idades compreendidas entre os 15 e os 21 anos. Achas que a formação sairá beneficiada com estas medidas?

TG - Penso que sim. Assim implica um maior aproveitamento destes clubes na sua formação, não fazendo como se vê por aí, aproveitando cerca de dois ou três jogadores por ano, se tanto, mas sim vendo-se obrigados a apostar cada vez mais nos jovens portugueses.


ABR - Apesar de estares integrado na equipa B, como é o teu dia-a-dia em termos futebolísticos?

TG - O meu dia-a-dia acaba por ser praticamente idêntico ao da equipa principal. Com menos dois treinos talvez, mas com as rotinas diárias muito parecidas. Treinos de manhã, às vezes com um bi-diário semanal e uma folga.


ABR - Por vezes jogadores das equipas B, acabam por se treinar com o plantel principal. Isso ainda não aconteceu contigo?

TG - Sim, uma vez. Num treino-conjunto entre equipa A e B, onde o Mister Pedro Martins precisou de um central para completar a equipa.


ABR - Já te cruzaste com Pedro Martins com certeza. Como é o técnico principal do Marítimo?

TG - Sim, já, inclusive nesse treino que foi quando falei mais propriamente dito com ele. É uma pessoa simpática, que me pôs a vontade, assim como a restante equipa técnica. De resto, cruzamo-nos com qualquer elemento da equipa principal, desde jogadores a equipa técnica quase todos os dias, pois coincidem os horários de treino e os locais frequentados fora do futebol.


ABR - O teu futuro passa pelo Marítimo ou admites sair no final da época caso a tua situação não se altere?

TG - Ainda é cedo para falar nisso, pois acabou agora a primeira volta, mas caso a minha situação não mude, irei procurar um clube onde jogue com regularidade, pois ninguém deseja estar um ano parado, muito menos dois.


ABR - Que objectivos tens para a tua carreira, agora que estas num clube mais exigente a nível futebolístico?

TG - O meu principal objectivo é conseguir chegar ao mais alto nível nacional, 1ª Liga digamos. No entanto, para isso, primeiro terei várias fases para ultrapassar pela frente. E só depois pensaria em jogar ao mais alto nível fora de Portugal.


Ainda na formação do Candal, onde admite poder regressar um dia

ABR - Admitindo que regressarias a Gaia, que clube gostarias de representar?

TG - Devido ao anos que estive no Candal e tudo aquilo que o clube me deu, fazendo com que evoluísse fora e dentro de campo, para ser sincero, não me imaginaria a jogar noutro clube qualquer de Gaia, mas no entanto no futebol nunca sabemos o dia de amanhã.


ABR - Como tens visto o desempenho das equipas gaienses na 2ª e 3ª divisão, nomeadamente o Coimbrões e o Grijó?

TG - O Grijó não tenho acompanhado lá muito bem, mas penso que está a fazer um campeonato bastante positivo. Quanto ao Coimbrões poderia estar melhor classificado, mas o grau de exigência também é maior, e mesmo assim está perfeitamente dentro de atingir aqueles que são os seus objectivos.


ABR - Por último, gostaria que deixasses uma mensagem aos adeptos e leitores do blog.

TG - Queria desde já dar-lhe os parabéns, pois tem realizado um excelente trabalho com uma diária actualização deste blog que é benéfica tanto para nós jogadores, como para todos os amantes do futebol. E desejar, já agora, um ano recheado de vitórias desportivas e pessoais para todos os leitores deste blog, e que continuem a acompanhar e a apoiar os seus clubes pois também é disto que faz parte o futebol. Um abraço e felicidades para todos.

Sem comentários: