18 de janeiro de 2011

Camadas Jovens - Iniciados: Quando cinco golos não são suficientes para ganhar uma partida....


Local: Estádio do Progresso
Hora: 11h

Grijó: Nuno Couto, Bruno Sousa, Diogo Ferreira, Ulisses Silva e João Pedro, Tiago Ribeiro, Henrique Silva e J.P., Paulo Jorge, Tiago Carvalho e André Arnóbio
Treinador: Paulo Duarte. Jogaram ainda: Tiago Sousa, Tiago Afonso, Eduardo Ribas e Diogo Rocha

Avintes: Daniel, Pedro Reis, Bruninho, Rúben e Diogo, Nuno Jales, André e Vasco, Pedro Silva, Cardoso e Costinha.
Treinador: Carlos Gomes. Jogaram ainda: Diogo Pereira

Resultado ao intervalo: 3-4
Resultado final: 5-6

Marcadores: Paulo Jorge, Tiago Carvalho, Tiago Ribeiro, Tiago Afonso e Bruno Sousa para o Grijó e Pedro Reis, André, Pedro Silva, Cardoso e Diogo Pereira (2), para o Avintes.


Este fim-de-semana, algo pouco comum aconteceu num jogo de Iniciados, no Grijó-Avintes do passado domingo. Os jovens grijoenses marcaram cinco golos.. mas não foi suficiente para vencerem... nem para pontuarem. É verdade, o Avintes marcou seis golos e acabou por vencer a partida por 5-6, tudo isto quando aos três minutos de jogo o Grijó já vencia por duas bolas a zero, a meio da primeira parte por 3-1, mas chegou ao intervalo já a perder por 3-4. Depois... depois foi tentar moralizar os jovens para não desanimarem e correrem atrás do prejuízo, mas já nada havia a fazer, o Avintes conseguiu ganhar vantagem no marcador acabando por estar sempre um golo à frente do seu adversário, alcançando no final dos 70 minutos de jogo um resultado invulgar nos dias que correm, mais apropriado com um jogo de futsal.
Aos dois minutos perdia
por 2-0, mas ao intervalo
já vencia poe 3-4
O 'A Bola é Redonda' chegou à fala com os treinadores das duas equipas, que também mostraram surpresa pelo resultado alcançado. Carlos Gomes, técnico do Avintes, confessou que "no final do jogo nem sabia qual era o resultado final. Na minha ideia tinha sido 4-5, depois é que me disseram que tinha sido 5-6", confessou. Abordando o jogo, o técnico mostrou alguma surpresa pelo avolumar de golos alcançado, elogiando o seu adversário: "Foi um jogo atípico. As oportunidades de golo criadas foram todas concretizadas. Tanto uma como outra equipa podia ter ganho. Acabamos por ser nós. Penso que o resultado mais justo até seria o empate. O Grijó tem uma belíssima equipa", confessou Carlos Gomes, opinião corroborada pelo seu homologo grijoense, Paulo Duarte: "Foram duas partes distintas. Ambas as equipas reagiram bem. No fundo acabaram eles por vencer, mas poderíamos ter sido nós. Julgo que o mais justo até seria o empate, que até acabamos por conseguir, quando estava 4-5, mas o juiz auxiliar anulou o golo. Foi o único que viu motivos para o fazer", afirmou o treinador do Grijó. Relativamente à partida, Paulo Duarte referiu que a sua equipa "entrou bem. Aos três minutos já estávamos a vencer por duas bolas a zero. O Avintes acabou por reagir, reduziu, mas mesmo assim nós voltamos a marcar. Só que no último terço da primeira parte, o Avintes marcou três golos e foi para o intervalo a ganhar por 3-4. Na segunda metade entramos com disposição de dar a volta ao marcador, dominamos, mas depois sofremos o 3-5 de grande penalidade. Ainda reduzimos novamente, mas o Avintes voltou a marcar e já perto do apito final acabamos por fazer o 5-6".
Marcou cinco golos e
nem um ponto
conquistou...
Paulo Duarte vai ainda mais longe e e refere que é difícil conseguir que os pequenos jogadores se concentrem numa situação destas: "Os miúdos não conseguem ter estabilidade emocional. Perdem discernimento e jogam mais com vontade de não perder. É futebol", culminou o treinador.
As duas equipas ocupam lugares cimeiros da classificação. O Grijó é quinto, com 29 pontos, o Avintes é sexto com 28 pontos conquistados. Para o treinador do Avintes, Carlos Gomes, o objectivo é não descer, algo que na época anterior também foi evitado: "O principal é não descer de divisão. Esta é uma equipa que trabalho desde o ano e estão agora a pôr em pratica tudo o que aprenderam. Queremos fazer melhor do que na época passada", concluiu o técnico. E vão a caminho disso mesmo, pois na temporada anterior, a equipa terminou no 12º lugar, com 32 pontos, este ano leva já 28 somados e ocupa a sexta posição, ainda com meio campeonato para jogar.

1 comentário:

Anónimo disse...

É pena que as equipas que estão na 2ª divisão, e infelizmente sãoo a maioria, nao tenham também direito a ter aqui os seus resultados e classificações expostos. Como já referi há uns tempos acho que mereciam um pouco mais de consideração. Fica o reparo, ciente que terá o melhor seguimento.
Saudações desportivas a todos os jovens da 2ª divisão. Sois uns heróis.