28 de janeiro de 2011

Entrevista com: Joaquim Pinto (Treinador dos Infantis do Coimbrões)

Na sequência do trabalho realizado pelo blog na divulgação daquilo que se faz a nível de camadas jovens no nosso Concelho, esta semana, o entrevistado do 'A Bola é Redonda' é Joaquim Pinto, técnico dos infantis do Coimbrões, que estão a realizar uma excelente temporada. Esta época, a equipa sagrou-se bi-campeã do Torneio Miranda de Carvalho, torneio realizado anualmente para esta categoria, mas na variante de futebol de sete. Para além do Coimbrões, Joaquim Pinto faz ainda trabalho de prospector no SL Benfica. O contacto com o mundo do futebol jovem começou nos infantis do Vilanovense, passando depois para a Escola 1º Contacto, mas no escalão de Escolas. Chegou ao Coimbrões há duas temporadas, para orientar os Infantis sub-12 e este ano acompanha a mesma equipa mas no escalão de Infantis sub-13.
A nível de títulos, de entre outros, salientam-se a Danone Nations Cup, em 2009/2010 e o Torneio Miranda de Carvalho, já esta época, tudo ao serviço do Coimbrões. Mais uma excelente entrevista a não perder.

Infantis Sub-13 do Coimbrões que ocupam a quarta posição na 1ª Distrital

A Bola é Redonda (ABR) - Joaquim, há quanto tempo treinas esta equipa de Infantis do Coimbrões?

Joaquim Pinto (JP) - É a segunda época que treino esta equipa.


ABR - Estão a fazer um excelente campeonato, ocupando a quarta posição na classificação. Quais são os objectivos para esta época?

JP - Os objectivos para esta temporada são para além de renovar o estatuto de melhor equipa de V. N. Gaia, ser uma das melhores equipas do Distrito do Porto. Para já estamos a conseguir, espero que seja para continuar.


ABR - A primeira volta já acabou, já levam três jogos da segunda, por isso gostava que me fizesses um resumo daquilo que já se jogou e se achas que poderiam estar ainda melhor classificados do que o que estão.

JP - Começamos muito bem o campeonato, onde somamos inúmeras vitórias o que nos fez estar sempre nos lugares cimeiros. Mas quando nos encostamos ao 2º lugar tivemos uma série de jogos onde as arbitragens não foram felizes, quero acreditar que foi pura coincidência. A equipa rapidamente ultrapassou essa situação e voltou aos bons resultados. Na segunda volta estamos novamente a entrar bem, quer a nível de resultados quer a nível exibicional. Tão importante como os resultados tem sido a evolução notória da equipa quer enquanto conjunto, quer a nível individual. Creio que poderíamos estar ainda melhor classificados, perdemos alguns pontos em que fomos bem melhores que o adversário, mas sabemos que no Futebol nem sempre ganha quem joga melhor.


ABR - A equipa venceu pela segunda vez consecutiva, o Torneio Miranda de Carvalho em futebol de 7. Era objectivo inicial revalidar o título?

JP - Foi um dos objectivos bem definidos no inicio da época, a revalidação desse titulo. Sabemos da importância que este torneio tem no concelho e queríamos vincar uma vez mais a posição do SC Coimbrões, como melhor equipa de V. N. Gaia no escalão de Infantis.


ABR - Entrando um pouco na metodologia de treino. Que especificidades acarreta treinar o escalão de Infantis?

JP - Nos Infantis Sub-13 dá-se a transição da fase de Iniciação para Pré-especialização, ou seja, entre muitas especificidades é uma excelente fase para desenvolver as capacidades coordenativas, em que se deve trabalhar bastante a vertente técnica, mas por já haver uma maior compreensão do jogo, é possível desenvolver consideravelmente o universo táctico dos atletas. Por essa e outras razões, a meu ver é na subida da categoria de Sub-12 para Sub-13 que se dá o período ideal para a transição do Futebol de 7 para Futebol de 11.


ABR - Sabendo que são ainda muito jovens, que lhes dizes para os moralizar após uma derrota?

JP - Depende do contexto. Primeiro é preciso perceber se a equipa fez ou não o que lhe foi pedido e saber distinguir isso mesmo junto dos atletas. Mais tarde quer a equipa tenha cometido muitos ou poucos erros, tenha saído vencedora ou derrotada, há sempre situações a corrigir. É aqui que entra o aspecto moral e se percebe quem vai ou não evoluir. O treinador deve identificar e solucionar essas situações e os atletas assimilarem isso mesmo. É por isso que sempre que possível mostro o vídeo do jogo aos atletas.


Joaquim Pinto está no Coimbrões
 há duas temporadas


ABR - Sendo tu treinador de formação, como vês a formação nos outros clubes gaienses?

JP - Creio que podia e devia estar bem melhor. Ainda se vê muitas equipas a praticar um futebol "à antiga" com treinadores sedentos de vitórias, mas em que a produtividade dos jovens atletas é muito diminuta. Revejo-me no ideal "Formar a ganhar", mas a forma como se ganha e o Futebol que se pratica é tão ou mais importante do que as vitórias. Individualmente aprecio a forma de trabalhar do Arcozelo que criou uma identidade própria, um Futebol bastante atractivo em que apenas peca na objectividade. Identifico-me também com o meu colega dos Infantis A do Candal, Marco Vieira, pela forma como trabalha e se relaciona com os atletas, algo que acho fundamental para o bem estar do grupo.


ABR - Sendo a Formação o suporte dos clubes, principalmente cujas camadas seniores jogam maioritariamente nos distritais, achas que os clubes de Gaia deveriam fazer um melhor aproveitamento das suas camadas jovens?

JP - Temos um Presidente da Câmara bastante inteligente e que tomou medidas nesse sentido. Os clubes estão sem dinheiro e vão obrigatoriamente ter de aproveitar melhor as suas camadas jovens. Desejo é que haja uma preocupação maior dos clubes, nas pessoas que formam as camadas jovens.


ABR - Actualmente o Candal é a única equipa de Gaia que tem equipas a disputar as provas nacionais nos escalões de Formação, nas categorias de juniores e iniciados. Na tua opinião, o que falta aos restantes clubes gaienses para conseguirem ter equipas nas provas nacionais e o que diferencia o Candal dos outros clubes, em termos de formação?

JP - Falta exactamente o que referi na resposta anterior. Pessoas credíveis e com uma boa base de conhecimento para formar os atletas. Não significa que todos têm de ter o curso universitário, mas que se preocupem constantemente em avolumar e evoluir o seu conhecimento. Em relação à segunda parte da questão, o Candal conseguiu o estatuto de clube gaiense referência nas camadas jovens, devido a uma série de circunstâncias. Primeiro soube aproveitar bem o quase desaparecimento do Vilanovense, que até então era que detinha esse rótulo. Depois soube estabelecer parcerias com clubes de renome, que lhes foram muito proveitosas e apelativas para os jovens. E finalmente porque teve e ainda tem nos seus quadros algumas pessoas competentes. Nesta temática creio que o Coimbrões está no bom caminho, pois nos últimos anos o trabalho nos escalões de iniciação tem sido fantástico e que creio que a curto-médio prazo será alastrado aos escalões de especialização.

ABR - Qual é o teu maior desejo neste momento, como treinador dos infantis do Coimbrões?

JP - Que todos os meus atletas concluam o ano lectivo com um aproveitamento escolar positivo e que possamos dar continuidade à época muito boa que estamos a fazer.


ABR - Para terminar, gostava que deixasses uma mensagem aos adeptos do Coimbrões e aos leitores do blog.

JP - Primeiro parabenizar os adeptos do Coimbrões pelo calor humano que se faz sentir, sejam os jogos em casa ou fora e agradecer a boa moldura humana que esteve patente em inúmeros jogos dos Infantis. Dar também os parabéns ao blog "A Bola é Redonda" pelo excelente trabalho feito em prol das equipas de V. N. Gaia. A maior recompensa que o blog pode ter é o número de visitas que tem e a popularidade que atingiu. E por último agradecer a todos os atletas, à maioria dos seus pais, directores, treinadores, ex-treinadores, do Coimbrões pelo tempo partilhado e em especial ao João Pereira e ao Augusto Roxo pelo valor humano que têm.

5 comentários:

José Freitas disse...

Parabéns Joaquim,

Boa entrevista, há que continuar no bom caminho que está a ser seguido.

Mais uma vez parabéns.

PS: até me admira não ter aparecido mais ninguém para a fotografia :-):-):-).........

José Freitas

Anónimo disse...

Gandaaaaaaaaaaaa mister... :-)

Anónimo disse...

Quero dar os parabéns ao mister quim pelo profissional que é e como pessoa. Tem muitas qualidades é o maior vamos em terçeiro lugar o qe é muito bom embora me pareça que para alguns pais não o seja contudo apelo à união de todos parabens a todos os atletas e deixem trabalhar o mister, nos cá fora somos todos treinadores......
Força somos os maiores
Vamos lá cambada todos à molhada que isto é futebol total deixem-se de tretas forças nas canetas que o maior é o coimbroes não rimou mas não faz mal xau pessoal o meu nome é topo gigio graças à linda neh neh

Anónimo disse...

so hoje vi isto e meus amigos aconselho todos a irem ver a metodologia de treino e o formar para ganhar eheheheeheheh apanhados ate aqui iiiiiii

Anónimo disse...

aziados até aqui!!! eheheheh