6 de março de 2011

Entrevista Com - Paulo Araújo (Treinador da equipa feminina dos Dragões Sandinenses)

Esta semana o 'Entrevista Com' descobriu o treinador da equipa feminina dos Dragões Sandinenses. Paulo Araújo pegou numa ideia antiga e está a desenvolver um projecto que tem as bases necessárias para dar certo, bastando para isso um pequeno empurrão...
Na entrevista que se segue, o técnico explica as motivações, os problemas que surgem e são ultrapassados e as ambições, suas e das atletas, bem como as expectativas para a primeira competição em que esta equipa vai participar, o Torneio Escolas de Portugal, que se realiza a 8 de Março e a 24 e 25 de Abril.
Mais um exclusivo 'A Bola é Redonda' a não perder!!

Paulo Araújo é o treinador da equipa feminina dos Dragões Sandinenses

A Bola é Redonda (ABR) - Como surgiu a idéia de criar uma equipa de futebol feminino ligada aos Dragões Sandinenses?
Paulo Araújo (PA) - Pelo que sei, foi um grupo de atletas que no passado já tinham tentado que este projecto fosse realizado mas sem sucesso. Voltaram-se a juntar para tentar mais uma vez.

ABR - Que tipo de apoios têm tido por parte da direcção do clube na realização do projecto?

PA - Dentro das possibilidades do clube, tenho tido algum apoio. É verdade que nem tudo é possível, existem algumas lacunas que em conjunto temos tentado solucionar.


ABR - Em termos de atletas, tem sido fácil encontrar jogadoras com o nível pretendido?

PA - Não é fácil encontrar jogadoras já com alguma experiência pois a maioria já está a jogar em outros clubes e também, provavelmente, não sabem que os Dragões Sandinenses têm um projecto para o futebol feminino. Mas temos um grupo muito bom, com muita vontade, empenho e dedicação. Acho que quando terminar a época desportiva 2010/2011, as possibilidades de conseguir que algumas atletas venham treinar connosco que são de Sandim, mas estão a jogar neste momento em outros clubes, é bastante grande. Tenho mantido alguns contactos, vamos ver se os resultado serão positivos.


ABR - Vão participar no Torneio Escolas de Portugal, com início a 8 de Março, mas que também será disputado a 24 e 25 de Abril. Como surgiu essa possibilidade?

PA - Inicialmente já tinha comunicado as atletas que logo que surgir-se algo do género, iria tentar tudo para que elas pudessem participar. Neste caso especifico, tomei conhecimento através do Facebook e de imediato entrei em contacto com a organização do mesmo, para saber o que era necessário. Falei com as atletas e a alegria instalou-se no grupo, não hesitei e tratei logo de fazer a pré-inscrição.


ABR - Quais são os objectivos para esse torneio?

PA - Como não estamos a competir, os objectivos não são muito rigorosos. Quero principalmente que o grupo se una ainda mais e que as jogadoras mais jovens, possam adquirir alguma experiência competitiva.


ABR - Em termos de competição. A equipa tem algumas dificuldades em inscrever-se nos campeonatos da AF Porto. O que falta para que entrem na competição a sério?

PA - As dificuldades são as mesmas que a maioria dos clubes distritais têm. A parte financeira é sem duvida a principal. Acho que devemos ter o mínimo garantido para que possamos realizar um trajecto sem sobressaltos. Falta reunir mais algumas jogadoras para que tenhamos uma base solida, depois dessa base criada acho que não teremos problemas em inscrever esta equipa na AF Porto para competir, até porque numa reunião com dois directores, o Presidente Sr. Pinheiro, as atletas e eu, obtivemos uma resposta positiva dos mesmos quanto à possibilidade de inscrever a equipa em 2011/2012 na AF Porto. Portanto eu e as atletas não temos mais nada em mente a não ser a inscrição da Equipa Feminina do Sport Clube Dragões Sandinenses no campeonato da AF Porto.


ABR - Como se motivam as atletas, visto que neste momento apenas se limitam a treinar, não havendo competição a sério?

PA - Não tenho uma varinha magica, tento fazer tudo para que as jogadoras se sintam felizes nos treinos, fazendo o que é normal em treinos de futebol mas tentando que em todos os treinos possa apresentar algo de novo, porque a repetição de certeza que as deixaria tristes. Não posso deixar de dizer também, mais uma vez, que tenho um grupo excelente de jogadoras que estão sempre disponíveis, mesmo quando as condições atmosféricas não são as melhores. Treinamos num campo pelado e quando está a chover as condições são péssimas. Mas elas, com toda a sua vontade, nunca faltam, estão sempre presentes em todos os treinos e até queriam mais.


ABR - Em termos de patrocínios para a equipa. Pensa que este torneio poderá ser fundamental para conseguir reunir mais apoios?

PA - Penso que sim. Temos tido algum feedback no Facebook de algumas futuras possíveis jogadoras que têm feito perguntas sobre o clube e as condições. Isto tem acontecido depois da nossa inscrição no torneio. A informação passa na nossa pagina e faz com que as pessoas em geral possam ler com mais atenção o que se está a passar e possamos chegar a um maior numero "targets" que temos como objectivo alcançar. Já tivemos alguns apoios, nomeadamente de duas Empresas JoiAlice - Ourivesaria e Papelaria Primeira Silaba, a primeira com uma ajuda com os custos da inscrição da equipa no torneio e a segunda com a aquisição de bolas novas para a equipa feminina.


ABR - Será possível na temporada 2011/2012 ter a equipa feminina dos Dragões Sandinenses a competir nas provas da AF Porto?

PA - Como disse anteriormente, não penso em outra coisa. O meu objectivo e das jogadoras é só um, a inscrição da equipa na AF Porto. Sabemos que não é fácil, mas não vamos desistir, eu próprio tenho enviado email's e fax para diversas empresas, na tentativa de antecipadamente reunir os apoios necessários para que este projecto só possa significar uma coisa, sucesso.


ABR - Deixe uma mensagem aos adeptos do futebol e do futebol feminino que lêem o blog e a todas as raparigas que gostam de futebol.

PA - Em primeiro lugar, uma mensagem a todas as raparigas que gostam de jogar futebol: Não fiquem em casa, sigam os vossos sonhos, os vossos objectivos e façam tudo para que possam atingir a meta a que se propõem. Temos a nossa porta aberta, venham treinar connosco, somos um grupo excelente, e não se esqueçam, tragam uma amiga. Aos adeptos em geral peço para que venham aos estádios assistir aos jogos de futebol para que esta modalidade tão querida por todas, possa ter a alegria que tinha no passado. E não se esqueçam de respeitar sempre todos intervenientes. FAIR PLAY.

Sem comentários: